Animais em hospitais para visitar pacientes pode virar lei na Cidade de SP

Animais em hospitais para visitar pacientes pode virar lei na Cidade de SP

Visita de animais em hospitais

Visita de animais em hospitais

Projeto de lei, que tramita na Câmara Municipal de São Paulo, propõe a liberação de animais de estimação, para visitar pacientes internados, em hospitais públicos. O texto ainda será discutido por quatro comissões da Câmara Municipal de São Paulo.

O autor da proposta, vereador Rinaldi Digilio (PRB), se baseou na comprovação científica de que a relação entre homens e bichos é benéfica. Um outro argumento utilizado pelo vereador é de que a ida do animal ao hospital seria uma forma de levar “carinho e alegria” ao paciente que está se restabelecendo.

Ainda segundo o parlamentar, esse tipo de tratamento vem sendo utilizado em inúmeros países, como na Inglaterra, que relatam resultados e além de ajudar o paciente na recuperação, consegue atingir toda a equipe, que convive com o animal.

Para que a entrada do bicho seja permitida no hospital, o animal deve estar com a vacinação em dia e laudo veterinário atestando que ‘o amigo de quatro patas’ está saudável, em boa condição para a visita.

Ainda faz parte das normas, o modo que os animais devem ser transportados. De modo geral, em recipiente ou caixa adequada. Já no caso dos cães e gatos, eles devem estar em guias presas por coleiras e se necessário usando enforcador e focinheira.

De acordo com o texto, ficará a critério do médico e da administração do hospital estabelecer regras e procedimentos próprios para gerenciar o tempo e o local de permanência dos animais durante o encontro com o paciente.

A proposta, também, determina que o médico responsável pelo paciente é quem poderá solicitar e/ou autorizar à ida do animal e que essa visita deve ser agendada previamente na administração do hospital.

Fonte: Antena 1 / 17/07/2017

WhatsApp chat
%d bloggers like this: