Como tirar passaporte ? (Polícia Federal do Brasil)

Introdução

Vale lembrar que, cada vez mais, o procedimento de retirada de passaporte é realizado pela internet. Aliás, os primeiros passos são on-line, acessando o site da Polícia Federal do Brasil (PF).

Em outras palavras, o interessado deverá, primeiro, fazer a solicitação pela internet, pagar a guia (GRU), realizar o agendamento e, somente depois, dirigir-se ao Posto da PF.

Documentos

1 – Documento de Identificação, obrigatoriamente para maiores de 12 anos.

2 – Certifique-se de que sua situação eleitoral se encontra regular e de que não há pendências ou erro de digitação em seus dados cadastrados na base TSE.

3 – Requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos devem certificar-se de que se encontram regular com o serviço militar obrigatório e de que não há pendências ou erro de digitação em seus dados cadastrados na base SERMIL (Serviço Militar)

4 – Certificado de Naturalização original, para os Naturalizados, ou cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública que possua o número da portaria ministerial de naturalização respectiva.

5 – Passaporte anterior válido – A orientação geral é que sempre apresente o passaporte anterior (válido ou não) para cancelamento físico e também no sistema SINPA.

6 – CPF

7 – Se o requerente for menor de 18 anos, deverá ser apresentada AUTORIZAÇÃO PRÓPRIA. Clique aqui para obter mais informações.

8 – Certifique-se de que o pagamento da GRU foi realmente efetuado e não apenas o “agendamento de pagamento”. Certifique-se também de que o valor foi pago corretamente, inclusive em centavos.

Somente atendendo todas as condições acima especificadas e certificando-se de que possui a documentação que será necessária, deve-se preencher o formulário eletrônico de solicitação de passaporte.

Após o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento Único) que será gerada ao fim desta solicitação, deve-se aguardar o prazo de compensação bancária, e só então será possível o agendamento eletrônico do atendimento presencial. No dia e horário agendado, o requerente deverá apresentar-se ao posto de atendimento escolhido portando todos os documentos ORIGINAIS pertinentes.

Sobre a retirada do passaporte pronto:

O passaporte confeccionado será entregue somente ao titular, pessoalmente, no posto de expedição de passaportes da PF em que foi feita a solicitação. A entrega normalmente ocorre em cerca de seis dias úteis após o atendimento, contudo, em função da dependência da empresa que produz e transporta, recomenda-se que o prazo de entrega sempre seja consultado no início do atendimento.

Endereço da sede da PF em São Paulo

O Departamento de Polícia Federal – Superintendência Regional SP – está localizado à Rua Hugo D’Antola, 95 – Água Branca, São Paulo/SP (próximo à Marginal Tietê).

OBS.: Como já dito, faça, primeiro, o procedimento on-line (pagamento da guia GRU e agendamento).

Acesse o site da PF aqui.

Informações retiradas do site da PF do Brasil.

como tirar passaporte brasil


O que é preciso para tirar o passaporte pela primeira vez?
Como tirar passaporte no Brasil?
Quanto tempo demora pro passaporte ficar pronto?
Como tirar passaporte para menor?

passaporte valor

passaporte documentos

passaporte agendar

Adaptado por Advocacia Adriano Martins Pinheiro

WhatsApp chat
%d bloggers like this: