O coaching jurídico no Brasil | Significado e tipos de coaching

O coaching jurídico no Brasil | Significado e tipos de coaching

coaching-jurídico-pinheiro

O coaching jurídico no Brasil | Significado e tipos de coaching

COACHING JURÍDICO

O coaching jurídico é um nicho crescente, haja vista a enorme quantidade de profissionais lançados no mercado do direito. Da mesma forma, ocorre com o mentoring jurídico – que não será abordado no presente texto.

A formação em direito é apenas o início. Os desafios do profissional do direito no Brasil são monstruosos.

Desde a graduação, o estudante já deve ter em mente se prestará concurso público ou se atuará na carreira privada.

Na área privada, o advogado deverá escolher se trabalhará para um escritório ou se abrirá seu próprio escritório. Além disso, deverá decidir em que área trabalhará, como cível, trabalhista, criminal, empresarial etc.

Logo, assim como em qualquer área, o operador do direito deverá ter habilidades e performance desenvolvidas para alcançar o sucesso profissional.

FATOS SOBRE O COACHING

Inúmeras pessoas no mundo conseguiram e conseguem alcançar sucesso, depois da utilização do coaching. Nos Estados Unidos e na Europa o coaching é muito mais conhecido e aproveitado, que no Brasil.

Segundo o Jornal Executive Channel, mais de 40% dos executivos americanos já passaram por um processo de coaching. A Bristol University aponta que 88% das empresas do Reino Unido já utilizam o coaching. Já, de acordo com o Inside Business Channel, 70% das empresas australianas contratam coaches”(Fonte: Portal Terra\Dino).

O QUE É COACHING?

Quando relacionado com o coaching, o coach é um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching, para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional (Fonte: Site Significados).

TIPOS DE COACHING

Existem vários tipos de coaching, como, por exemplo, o coaching pessoal, profissional, empresarial e financeiro.

Em razão disso, há profissionais que se especializam em determinados nichos, como Life Coaching, que atende os desafios da vida pessoal; Executive e Business Coaching, que tem por objetivo contribuir para que o executivo, empresário ou líder obtenha melhores resultados; Career Coaching, que objetiva o desenvolvimento relativo à carreira (atual ou futura) etc.

OBJETIVOS GERAIS DO COACHING

O coaching início, meio e fim, podendo durar de 3 a 6 meses. É comum haver 10 a 12 sessões. As sessões utilizam as chamadas” ferramentas e modelos de conversa “, que busca o desenvolvimento pessoal e profissional.

Dentre os objetivos do coaching está: a) criar habilidade em elaborar ou melhorar o planejamento; b) aumentar o desempenho; c) identificar e superar crenças limitantes; d) administrar e otimizar o tempo e; e) melhorar qualidade de vida.

O QUE NÃO É COACHING

Frequentemente, o coaching é confundido com outros serviços, como mentoring, consultoria etc. Contudo, o coaching tem suas especificidades.

Não se pode, jamais, confundir coaching com psicoterapia. Isso porque, a psicoterapia somente pode ser realizada por profissionais devidamente habilitados (psicólogos e psicanalistas).

Por outro lado, o coaching utiliza metodologias, técnicas e ferramentas, visando o futuro, qual seja um resultado futuro. A psicoterapia, em regra, olha para o passado, buscando, por exemplo, o tratamento de traumas.

CUIDADOS RELACIONADOS AO COACHING

O interessado (coachee) deve exigir a exibição das certificações do Coach, que deverá ser cuidadosamente examinada. Além disso, a instituição que emitiu o certificado, também deve ser analisada.

Recomenda-se ao interessado ponderar o currículo do Coach, bem como a veracidade das respectivas informações.

Adriano Martins Pinheiro é advogado, inscrito em Portugal e no Brasil, com escritório em São Paulo e no Porto, tendo aplicado coaching e mentoring em profissionais liberais atuantes na União Europeia. Além disso, é articulista, professor EAD e palestrante.

Palestras & Coaching: +351 91 543 1234 | palestraspinheiro@gmail.com

WhatsApp chat
%d bloggers like this: