Há dois pontos importantes para imobiliárias e consultores imobiliários em relação à venda de um imóvel; quais sejam: segurança do negócio e agilidade no processo.
Segurança do negócio
Para um processo de venda seguro, deve haver um profissional capaz de analisar todos os documentos necessários à venda, principalmente quando existe financiamento bancário envolvido.
O profissional deve, em primeiro lugar, saber quais são os documentos necessários, como providenciá-los e, além disso, analisá-los de uma forma técnica.
Há diversos fatores que tornam um negócio imobiliário inseguro, tais como: ilegitimidade do proprietário, imóvel com ônus, falta de certidões, licenças, desacordo com o código do registo predial etc.
A chamada advocacia preventiva ou due diligence imobiliária tem por objetivo proteger o negócio, evitando problemas futuros a todos os envolvidos.
A agilidade no processo de venda
Tendo em vista que a análise preventiva é um processo burocrático e complexo, é importante que o profissional responsável tenha um fluxo de trabalho capaz de atender os interessados de forma ágil.
Em muitos casos, há um pequeno grupo de profissionais para muitos consultores imobiliários, o que pode gerar a demora e, consequentemente, a perda do negócio.
Conclusão
Portanto, a segurança nas negociações imobiliárias e a rapidez no processo de análise são fatores indispensáveis aos profissionais do ramo imobiliário.
O autor do texto, Adriano Martins Pinheiro, é advogado em Portugal, escritor e formador
tags: certidão de registo predial, caderneta predial, licença de utilização, certificado energético, mediação imobiliária –
Deixe um comentário