Cidadania portuguesa por casamento
O(a) estrangeiro(a), casado(a) com um(a) cidadão(ã) português pode adquirir a nacionalidade portuguesa.
Tempo de casados
Pedido de nacionalidade do filho
Se o casamento tem menos de 6 anos e há um filho em comum, o interessado poderá fazer o pedido primeiramente do filho e, após o deferimento, fazer o pedido por casamento. comprovando ter um filho nacional português.
Em simples palavras, o interessado obtém o assento de cidadania portuguesa do menor e utiliza no processo de cidadania por casamento.
Enfatizamos que se há mais de 6 anos de casados, não há necessidade de filho em comum.
Registro em Portugal | Transcrição do casamento
O primeiro passo é ter o documento que comprova o casamento.
Se, por exemplo, o casamento foi realizado no Brasil, será necessário providenciar o registro desse casamento em Portugal.
Lembre-se! Se o nacional português é casado no Brasil, mas não atualizou o registro em Portugal, esse casamento “não existe” para Portugal. É necessário fazer o averbamento / transcrição.
Nosso escritório faz a transcrição do casamento
O cliente só precisa enviar os documentos ao nosso escritório em Portugal e fazer o pagamento da taxa. Nosso escritório está sediado em Portugal.
Documentos necessários
O escritório informa a lista completa dos documentos necessários. Além disso, é necessário que os documentos estejam na forma correta, por exemplo, inteiro teor, cópia digitada, reprográfica, apostilamentos etc.
Essas informações são prestadas por meio de uma consultoria online. Basta fazer o agendamento.
Pedido da cidadania portuguesa
Se o casamento estiver transcrito e o interessado cumpre o requisito do tempo de casamento (3 ou 6 anos), basta reunir os outros documentos exigidos.
Consultoria online
O cliente pode contratar uma consultoria online para análise de seu caso, informações sobre documentos e sobre o procedimento.
O valor pago pela consultoria é descontado/abatido no valor cobrado para o processo do pedido de cidadania.
Nosso escritório
Nosso escritório está sediado em Portugal.
O processo é iniciado diretamente em Portugal, sendo por isso mais rápido, se comparado aos processos realizados junto aos consulados.
O interessado deve nos enviar os documentos por correios.
Adriano Martins Pinheiro é advogado em Portugal
Informações com base na lei de nacionalidade portuguesa –