EB-2 | Visto de imigrante baseado em emprego nos Estados Unidos

EB-2 | Visto de imigrante baseado em emprego nos Estados Unidos

EB-2 é um tipo de categoria de visto de imigrante baseado em emprego nos Estados Unidos. Destina-se a estrangeiros que possuem diplomas avançados ou habilidade excepcional em seu campo de trabalho.

Para se qualificar para um visto EB-2, o candidato deve ter pelo menos um mestrado ou bacharelado mais cinco anos de experiência progressiva em seu campo. Alternativamente, eles podem mostrar habilidade excepcional nas ciências, artes ou negócios, que devem ser demonstrados por meio de aclamação e reconhecimento nacionais ou internacionais.

Os requerentes de visto EB-2 também devem ter uma oferta de emprego de um empregador dos EUA que esteja disposto a patrocinar seu visto. O empregador também deve obter uma certificação de trabalho do Departamento de Trabalho dos EUA para mostrar que não há trabalhadores qualificados dos EUA disponíveis para o cargo.

Os vistos EB-2 estão sujeitos a limites numéricos anuais, o que significa que o número de vistos disponíveis nesta categoria pode ser limitado em um determinado ano. No entanto, os portadores de visto EB-2 podem eventualmente solicitar residência permanente (green card) e, eventualmente, tornar-se cidadãos dos EUA se atenderem aos requisitos de elegibilidade.

Existem dois tipos de vistos EB-2:

  • EB-2 (NIW) – Isenção de Interesse Nacional

Este tipo de visto EB-2 permite que estrangeiros com habilidade excepcional em seu campo ou um grau avançado renuncie à oferta de trabalho e aos requisitos de certificação de trabalho. Em vez disso, o candidato deve mostrar que seu trabalho será de interesse nacional dos Estados Unidos.
Para se qualificar para a Renúncia de Interesse Nacional, o candidato deve demonstrar que seu trabalho tem mérito substancial e importância nacional e que está bem posicionado para promover o empreendimento proposto. Eles também devem mostrar que seria benéfico renunciar à oferta de emprego e aos requisitos de certificação de trabalho e que é provável que continuem trabalhando em sua área nos Estados Unidos.

  • EB-2 (Non-NIW) – Patrocinado pelo Empregador:

Este tipo de visto EB-2 requer uma oferta de emprego de um empregador dos EUA que esteja disposto a patrocinar o estrangeiro para residência permanente. O empregador também deve obter uma certificação de trabalho do Departamento de Trabalho dos EUA para demonstrar que não há trabalhadores qualificados dos EUA disponíveis para o cargo.
Para se qualificar para o visto EB-2 (Non-NIW), o estrangeiro deve ter um diploma avançado ou bacharelado mais cinco anos de experiência progressiva em seu campo. Eles também devem demonstrar habilidade excepcional em seu campo, o que pode ser demonstrado por meio de aclamação e reconhecimento nacionais ou internacionais sustentados.

No geral, ambos os tipos de vistos EB-2 são destinados a indivíduos que possuem diplomas avançados ou habilidades excepcionais em suas áreas e têm uma oferta de emprego de um empregador dos EUA. No entanto, a Isenção de Interesse Nacional permite a renúncia da oferta de emprego e dos requisitos de certificação de trabalho para aqueles que podem demonstrar que seu trabalho será do interesse nacional dos Estados Unidos.

Home

tags: visto estados unidos, visa, eb-2, ...