Visto E5, para atividades desportivas amadoras em Portugal

Visto E5, para atividades desportivas amadoras em Portugal

O visto E5 em Portugal se destina a estrangeiros que desejam exercer atividades desportivas amadoras no país. A obtenção deste visto envolve a submissão de documentos e o cumprimento de certos requisitos. Aqui estão os principais requisitos para o visto E5 – Visto de Estada Temporária para o exercício de Atividade Desportiva Amadora:

  1. Formulário de pedido de visto: Você deve preencher o formulário de pedido de visto, que pode ser obtido no site oficial do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ou na embaixada/consulado de Portugal em seu país de origem.
  2. Passaporte válido: Deve possuir um passaporte válido com uma data de validade superior a três meses após a data prevista para saída de Portugal.
  3. Meios de subsistência: Você deve comprovar que possui meios financeiros suficientes para sustentar-se durante sua estada em Portugal. O valor exato pode variar, portanto, é aconselhável verificar as diretrizes atuais.
  4. Seguro de saúde: É necessário ter um seguro de saúde válido e que cubra despesas médicas durante sua estada em Portugal.
  5. Declaração do clube desportivo: É preciso obter uma declaração do clube desportivo ou organização que o convida para participar de atividades desportivas amadoras em Portugal. Esta declaração deve incluir informações sobre a natureza das atividades, a duração da sua estada e o compromisso de que o clube irá apoiá-lo durante a sua estada.
  6. Antecedentes criminais: Você pode ser solicitado a fornecer um certificado de antecedentes criminais emitido pelas autoridades do seu país de origem ou de residência.
  7. Taxa de visto: É necessário pagar uma taxa de processamento de visto, cujo valor varia de acordo com a nacionalidade e o tipo de visto.
  8. Passagem de retorno: Geralmente, é necessário apresentar uma passagem de retorno ao solicitar o visto, para comprovar que você pretende sair de Portugal ao final da sua estada.
  9. Exame médico: Alguns solicitantes podem ser obrigados a realizar um exame médico para comprovar que estão em boas condições de saúde para participar de atividades desportivas.

É importante ressaltar que os requisitos e o processo para a obtenção do visto E5 podem variar ao longo do tempo e dependendo da sua nacionalidade. Portanto, é aconselhável uma consultoria com um profissional experiente em questões de imigração em Portugal.

Adriano Martins Pinheiro, advogado em Portugal

tags: jogador, futebol, imigração, autorização de residência, sef, contrato .