Adriano Martins Pinheiro fala sobre palestras, seus temas e valores

Entrevista no Portal Douto News


Para falar acerca do voluntariado, entrevistamos o advogado Adriano Martins Pinheiro, que além de atuar na advocacia em São Paulo, é palestrante.

Douto News: Qual o valor cobrado por uma palestra?

Pinheiro: Na verdade, a maioria das minhas palestras são gratuitas. Optei por não cobrar, haja vista que minha renda vem da advocacia. Além disso, tenho um foco em palestras de cunho voluntário, para instituições sem fins lucrativos (ONGs, associações, igrejas etc.). Quando se trata de evento corporativo, em que o responsável tem condições de pagar, costumo cobrar um cachê acessível, de acordo com o evento. Na verdade, palestrar é um hobby e uma questão de vocação. Eu gosto de contribuir com a sociedade, compartilhando o conhecimento. Ao final de cada palestra, costumo sentir bastante satisfação e um sentimento de missão cumprida. É gratificante.

Douto News: Qual foi a palestra que você mais gostou de apresentar?

Pinheiro: Eu gostei muito da palestra que realizei na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). O tema foi “Estatuto das Pessoas com Deficiência e as Garantias das Pessoas Surdas”. A palestra foi publicada no Diário Oficial, transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia e a matéria foi republicada com diversos sites, jornais e revistas. Tivemos um grande sucesso em fomentar os direitos das pessoas com deficiência e das pessoas surdas. Foi muito gratificante.

Eu também gostei da palestra apresenta no Sebrae/SP, em que o público alvo era de contadores. A forma em que os participantes ficaram gratos e contentes com o que aprenderam foi bastante marcante.

Douto News: Quais os temas que você mais gosta de ministrar?

Pinheiro: Como sou pós-graduado em direito empresarial e tenho um grande contato com recursos humanos e legislação trabalhista, tenho bastante familiaridade em falar acerca do direito do trabalho, que é minha maior demanda. Mas, em suma, gosto de apresentar diversos temas relacionados ao mundo corporativo ou, ainda, relativos à inclusão social.

Douto News: Fale mais acerca do trabalho voluntário. Qual a importância para você?

Pinheiro: O trabalho voluntário é importante não só para aquele que é beneficiado de modo direto, mas também para quem o realiza. Isso porque, a sensação de poder contribuir com o bem-estar de outrem, sem receber nada em troca não tem preço.

Por outro lado, a sociedade é beneficiada de um modo geral. Isso porque, o poder público brasileiro não tem cumprido seu papel de modo satisfatório, deixando de oferecer qualidade nos serviços públicos essenciais, como saúde e educação, por exemplo.

Palestrante Adriano M Pinheiro na ALESP

 

Adriano M Pinheiro no Sebrae/SP

Adriano M Pinheiro no Sebrae/SP

tags: palestrantes em são paulo, palestras gratuitas, palestra gratuita, palestrante gratuito, advogado palestrante

WhatsApp chat
%d bloggers like this: