Advogados de imigração em Portugal

Apostila em Lisboa: saiba o que fazer quando não há vagas

O que saber sobre o serviço de apostila em Lisboa

Apostilar documentos é uma necessidade comum para quem vai usá-los no estrangeiro. A apostila em Lisboa, porém, tem enfrentado um problema recorrente: falta de vagas para marcação na Procuradoria-Geral da República, responsável por este serviço.

Muitos documentos só podem ser apostilados no local onde foram assinados ou emitidos. Assim, se um documento foi assinado em Lisboa, a regra determina que o apostilamento seja feito em Lisboa. Isso tem gerado grandes dificuldades para quem precisa do serviço e não encontra vaga disponível.

Alternativas quando não há vaga para apostila em Lisboa

Perante esta limitação, muitos utentes têm recorrido a uma solução prática: pedem que os documentos sejam emitidos noutro distrito, como no Porto, para que seja possível realizar o apostilamento lá. O nosso escritório trata dessa operação – desde a emissão até à apostila – e envia os documentos para qualquer país.

Recebemos frequentemente pedidos de moradores da zona de Lisboa para realizar o apostilamento em Lisboa através de alternativas viáveis, como o envio do documento para outra localidade com disponibilidade imediata. O envio posterior é feito por correio, com segurança e rapidez.

Faça seu pedido. Clique Aqui!

Tipos de documentos mais apostilados

Os pedidos mais comuns de apostilamento incluem:

  • Certidões de nascimento;

  • Certidões de casamento e de óbito;

  • Certidões do registo criminal.

Estes documentos, após serem apostilados, tornam-se válidos para apresentação noutros países aderentes à Convenção da Haia.

O que é a Apostila de Haia?

A Apostila de Haia é uma certificação que autentica assinaturas e carimbos em atos públicos, tornando os documentos válidos noutros países que aderiram à Convenção da Haia de 1961. Em Portugal, esse procedimento é indispensável para garantir o reconhecimento oficial de documentos no estrangeiro.

Atendimento preferencial a advogados

Advogados que necessitem de realizar o serviço de apostila têm direito a atendimento prioritário nos serviços públicos, mediante apresentação da respetiva cédula profissional, conforme previsto no artigo 79.º, n.º 2, da Lei n.º 145/2015, de 9 de setembro.

Faça seu pedido. Clique Aqui!

Compartilhe este post

Advogado em Portugal Adriano Martins Pinheiro. Direito de Imigração

Adriano Martins Pinheiro

Advogado de Imigração

Precisa de orientação jurídica?

Advogado Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses